terça-feira, 18 de março de 2008

Bibliotecas escolares

O manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar, idealiza uma instituíção capaz de promover serviços de apoio à apredizagem, à leitura e escrita, à informação e educação e ao desenvolvimento econômico, social e cultural à sociedade.
Mas o que vem ser uma biblioteca escolar? Para SANTOS (33) é como "... centro de informação e de cultura a serviço da comunidade escolar." Para CARVALHO (7) a biblioteca escolar é o "... principal centro de aprendizagem da escola, sob atuação conjunta de professores e bibliotecários" capaz de proporcionar "...o desenvolvimento das potencialidades do educando, provendo suas necessidades intelectuais e sociais e oferecendo-lhe meios de satisfazê-las através de suas próprias indagações e pesquisas." SILVEIRA conceitua a biblioteca escolar como sendo "uma das forças educativas mais poderosas de que dispõem estudantes, professores e pesquisadoras. O aluno deve ser um investigador e a biblioteca é centro de investigação tanto como é um laboratório."
Porém, como estão as bibliotecas escolares no Brasil atual, ou melhor, no tocante a realidade? Infelizmente as bibliotecas escolares encontram-se em um estado lamentável, ou seja, segundo o texto "Luz e Sombra: Uma revisão de literatura sobre biblioteca escolar" estas instituíções encontram-se "Inoperantes. Precárias. Fechadas. Instituíções maginais ao ensino. Órgão sem vida. Último e mais esquecido departamento da escola." Muitas pessoas, até mesmo professores de biblioteconomia, colocam a culpa nos bibliotecários. Isso deve ser revisado, pois a culpa vém de muitos lados da realidade. Não se pode colocar a culpa apenas nos bibliotecários, mas nos professores, diretores, pais e, em alguns casos, nos próprios alunos e na sociedade em que estes estão embutidos.Também tem uma parcela de culpa e talvez a principal, o governo Municipal, o Estadual e por último, o governo Federal.
O certo não é descubrir quem errou ou onde está o erro, mas concientizar as partes errantes a ver e rever os mecanismos que possam melhorar e tornar a biblioteca escolar um lugar ideal ao apredizado, à leitura; que sedimente "o hábito de ler e ajude a desenvolver, na criança, a imaginação e o amadurecimento intelectual", tornando-os futuros cidadãos concientes.

Nenhum comentário: