terça-feira, 1 de abril de 2008

Biblioteca Governador Menezes Pimentel

A primeira idéia dirigida à fundação de uma biblioteca no Estado do Ceará, deu-se em 1848. Mas só foi possível em 25 de março de 1867, ou seja, após 57 anos da fundação da Biblioteca Nacional. Batizada com o nome de Biblioteca Provincial do Ceará, ficava na praça Marquês de Herval (atual praça José de Alencar), em um prédio destinado a escola pedagógica.
Seu acervo inicial era de 1.730 volumes, sendo 614 volumes comprados pelo Governo e 1.116 volumes recebidos de doações. Em 1975 instalou-se na sua sede atual na AV. Presidente Castelo Branco, 255; ao lado do Dragão do Mar, com o nome Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel. Seu acervo atual é de aproximadamente 100 mil títulos e cerca de 10 mil pessoas visitam-a mensalmente.
A Biblioteca Pública estrutura-se em um prédio de quatro andares e, divide-se em vários setores; entre esses setores está o setor Braile, setor de Referência, setor do Ceará, setor Infantil, setor de perióticos, setor Microfilmagem, setor de obras Raras, setor de Iconografia, setor Laboratório, setor de Obras Gerais e outros. Essa Biblioteca também desenvolve trabalhos comunitários, levando lazer e conhecimento às comunidades mais pobres do Município de Fortaleza.

Nenhum comentário: