quinta-feira, 3 de abril de 2008

A importância da leitura

O que instiga as pessoas, ou melhor, crianças, jovens, adultos e idosos a ler? Se fôssemos perguntar a cada um deles, certamente, todos teriam uma resposta diferente. A leitura é a chave que abre as portas do conhecimento e, ao mesmo tempo, aproxima o leitor do mundo, tornando-o um ser crítico e conhecedor dos seus direitos e deveres, respeitoso com sua cultura e com a cultura de outros povos.
Ler é viajar nos pensamentos de outras pessoas em épocas passadas, é libertar-se de si mesmo e passar a se conhecer melhor, é olhar do alto da montanha e não ter medo de cair. A leitura quebra as algemas da ingnorançia e liberta o indivíduo dando-lhe melhores dias.
A leitura demorou um pouco a fazer parte da minha vida. nasci em um lugar desprivilegiado de leitura e aos cinco anos já comecei a trabalhar; meus pais não tinham condiçoes de comprar livros e nem entendiam a importância da leitura, pois na infância e na adolescência deles o muito que estudaram foi o bastante, apenas, para aprenderem a ler.
O tempo passou e o vai-e-vém da vida, proporcionou-me ir além de meus pais, em relação a leitura, e entender a importância da mesma na minha vida. Eu não os culpo, pois o que eles(pais) mais queriam(e querem) eram nos dá uma boa educação, tanto familiar quanto intelectual, mas as condições financeiras da época não eram favoráveis. Hoje a leitura faz parte da minha vida e já não consigo vê-me sem esse bem, tão individual e tão poderoso, distante de mim.

Nenhum comentário: